Hermenêutica das curiosas e assustadoras Cantigas de Roda (Parte 1)

As cantigas de rodas fizeram parte da minha infância, e creio que da maioria das pessoas também.

Hoje já é um pouco difícil afirmar tal coisa, abre-se um parêntese para comentar-se algo infelizmente visto e ouvido por mim e recitado por uma criança, de aparentemente 5 anos, com um linguajar absurdamente "baixo" e macabro dizendo para um colega, da mesma idade, ao qual teoricamente era seu amigo ou colega de "brincadeiras", que iria matá-lo, esquartejá-lo, furá-lo e ainda ia "rumar uma pedra in você" (palavras ditas pelo mini-homicida que era contrariado pela suposta vitima que rebatia as ameaças com gestos, que como Copélia, prefiro não comentar! - Tudo isso ocorreu em umdiaquenãolembroqual, na rua atrás da minha casa, enquanto eu inocentemente voltava da minha compra de cinco pães por um real - fecha-se parênteses. Concluo então que não há mais a delicadeza e a alegria em cantar aquelas musiquinhas que me lembram os meus banhos de final de tarde.



Voltando para o assunto proposto, venho aqui expor o Olhar de Alê, para as Cantigas infantis.



Começo fazendo referência e complementos ao comentário* do grande Rafinha Bastos (CQC Brasil) sobre a seguinte canção:



Dorme nenem, que a cuca vem pegar.

Papai foi pra roça,

Mamãe foi passear.


Seguindo o raciocínio de um dos âncoras do programa Custe O que Custar, é incrível ver a negligência paterna demonstrada na poética da canção. Perguntei a uma colega minha de pensionato que cursa direito, e está confirmado: Negação dos deveres paternos (negligência) é crime!

Ora... quer dizer que, a pessoa sabe que a Cuca tá vindo. O filho inocente é deixado ao relento enquanto aquele monstro chega para pegá-lo. Mas veja!

Conclusão: A criança cresce com insônia, cheia de traumas e distúrbios mentais, envolve-se no consumo e tráfico de drogas, adquire uma arma e vai em busca da maldita Cuca para ter sua paz.


oO


Assustador não!?
*Para conferir o vídeo que referir-me com Rafinha Bastos, segue o link: http://br.youtube.com/watch?v=XvTQyuHvHHk&feature=related
Read More...