Ó Paí Ó !!!

Iniciou ontem (31/10) a série Ó Paí Ó exibida pela Globo. Amei o primeiro episódio...kkkkkk... ri pra caramba! Primeiro porquê retrata um ambiente e tipos de pessoas que conheço e muito, aqui na minha amada Bahia. Segundo, que mesmo com todos os pontos negativos apresentados, também mostra características incríveis, que dentre o povo baiano é super comum, como: a benevolência, amizade, fidelidade e sinceridade, sem falar no linguajar que é de exclusividade nossa. O fato do elenco ser praticamente da Bahia deixa-me mais feliz ainda, por isso estou divulgando.

Sim, mas... o engraçado mesmo, é ver jornalistas, apresentadores e pessoas em geral, fazendo a pronúncia errada da expressão que é título da série. Dá vontade de gritar... meu Deus!!! É tão fácil...eu einh! E o pior de tudo é que há muita gente sem saber o que significa ó paí ó. Pois bem, explicarei para aqueles que não sabem. Aqui na Bahia isso é nada + nada - que uma abreviação fonética para Olha pra isso, olha! = Olha pra isso ó! = ó pra isso ó! = ó pá isso ó! = ó paí, ó!
A gíria pode ser utilizada em diversas situações e com diversos significados a depender da entonação, assim como meu idioleto*: Caraca Véi!!! que dependendo também da forma de falar, expressão e prolongação da frase (ex.: CARACA VÉEEEEEIIIIII!) pode ser interpretado de diversas formas, desde espanto a indignação.


Dúvidas???

Nossa! Olhar de Alê também é etmologia! ^^

*Idioleto: é o dialeto próprio de cada indivíduo.

As aventuras de Roque e sua turma lá no Pelourinho, você confere todas sextas-feiras as 23h00 - horário de Brasília (é claro!).

2 comentários - Comente tb... É SÓ CLICAR!:

Gessica disse...

Eu também ri muuuuito com Ó Paí Ó, o post já traduz meus pensamentos.
-------------
"etmologia"
Não sei pq eu lembrei de Sílvia Sodré... :P
O blog está com sua essência, enquanto leio tenho a impressão de estar perto de vc, te ouvindo falar!
Dorei Xande :)
beijos!

Alê disse...

ahuahauhaua... Vlw Gel!

Silvia Sodré!? Oxe!! :S